Criptomoedas

Tudo sobre Meme Coin: saiba aqui!

O meme coin é um tipo de criptomoeda derivado de uma piada da internet. É por isso que se chama Meme (uma espécie de piada viral da internet) e Coin (que significa moeda).

Se você é um entusiasta do mercado financeiro e, principalmente, das criptomoedas, já deve ter ouvido falar por aí das moedas memes.

No artigo de hoje, traremos uma análise completa sobre a meme coin, como elas funcionam e quais as características.

Portanto, se você chegou até aqui para saber tudo sobre meme coin, é só continuar a leitura desse artigo!

O que é meme coin?

Um meme coin, também chamado de memecoin, é uma moeda digital criada a partir de algum vídeo, imagem ou piada viral da internet, mas que, em geral, tem um viés bem humorado.

É quase um consenso que as meme coins tiveram origem a partir de 2013, com a criação da moeda Dogecoin, originada, por sua vez, a partir de um meme de cachorro da raça Shiba Inu, muito popular entre os internautas.

A ilustração mostra o cão com a cara assustada para a câmera. Por esse motivo, esse é considerado o meme mais caro da história.

Apesar de ter muitos críticos em relação às moedas memes, por acharem que elas são menos sérias do que as demais criptomoedas, vale ressaltar que as meme coins alcançaram valores bem altos no mercado, além de serem uma porta de entrada para quem ainda não conhece as criptomoedas.

Como surgiu o meme coin no Brasil

A primeira moeda meme no Brasil foi a Dilma Coin, criada em 2014, poucos meses antes da Copa do Mundo por aqui. A moeda foi anunciada no Bitcoin Forum.

Depois, a moeda acabou morrendo e não foi para a frente. Mesmo assim, ainda é possível acessar o site oficial da Dilma Coin e obter algumas informações, como a emissão da moeda, que, de acordo com o site (inativo), teria uma emissão total de 50.400.000 (50 milhões e quatrocentos mil) unidades.

E a nomenclatura dos tokens da Dilma Coin era: 1 Dilminha = 0.00000001 DILMA ou HUE. Toda uma proposta bem humorada!

A ideia principal dessa criptomoeda era trazer maiores facilidades para realizar transações por meio de moedas digitais. Além disso, a proposta era que a meme coin brasileira poderia ser acessível e mais democrática, se comparada com o Bitcoin.

Apesar da Dilma Coin ter sido encerrada pouco tempo depois, ela foi importante para começar as discussões sobre meme coin aqui no Brasil e, até hoje, há alguns saudosistas da moeda que tentam trazê-la de volta.

Veja também:

Características da meme coin

Apesar de serem diversas em muitos aspectos, algumas características semelhantes são encontradas em meme coin, sendo elas:

Alta volatilidade: em geral, todo o mercado de criptomoedas é bem volátil, mas, com meme coin, é ainda mais, pois tudo depende da viralização em redes sociais. Assim, o preço das meme coins pode variar muito em um curto período de tempo, com preços altos que logo despencam.

Apoio da comunidade: as meme coins viralizam nas redes, e isso é um ponto importante para a popularização das moedas, já que contam com o forte apoio da comunidade digital para divulgar as moedas e fazê-las serem mais valorizadas.

Críticas de especialistas: as meme coin, contudo, são sempre alvos de críticas por parte dos especialistas em criptoativos. A maioria das criptomoedas são criações não associadas a políticas monetárias governamentais.

Porém, elas possuem regras bem definidas entre si. Já as meme coins são diferentes, pois são criadas mais pelo viés humorístico e pela viralização do meme.

Então, em alguns casos, fica em falta um fator mais sólido entre as moedas e, por isso, muitas delas deixam de existir em pouco tempo. Sendo assim, pode ser um risco investir em meme coins sem fazer uma pesquisa aprofundada antes.

Quais as meme coins mais vantajosas para investir?

Uma das meme coins que mais tem ganhado destaque desde que foi criada, em 2013, é a Dogecoin, a primeira criptomoeda criada a partir de um meme da internet.

Desde 2014, ela entrou para o ranking das maiores moedas digitais do mundo e conta com apoio de Elon Musk.

Ela é uma moeda que pode ser considerada segura e que vem se valorizando cada vez mais.

A concorrente direta da Dogecoin é a Shiba Inu, uma criptomoeda criada em 2020, e seus tokens são criados a partir de Etherum, diferente da Dogecoin, que usa Bitcoin.

A comunidade de usuários da Shiba Inu já tem mais de 300 mil pessoas, o que mostra uma capacidade de crescimento bem alta.

Quais são os riscos de investir em meme coin?

Existem alguns riscos ao investir em meme coin e, talvez, o maior risco deles é a facilidade em se criar um token. Com isso, as possibilidades de cair em golpes são grandes.

Um golpe, infelizmente, comum em meme coin é o chamado “golpe de saída”. Esse golpe funciona da seguinte forma: um monte de moedas é retido e fica segurado, incentivando para que cada vez mais pessoas comprem o meme coin e, então, depois jogam as moedas de volta no mercado, fazendo, assim, com que o valor caia drasticamente. Dessa maneira, quem aplica o golpe pega todo esse dinheiro e vai embora.

Sabendo disso, esteja ciente de que as memes coins são moedas que não possuem valor inerente, a não ser o próprio meme por trás delas. Porém, se, apesar de tudo, você acreditar que vale a pena o risco e quer adquirir alguns cripto ativos, faça isso, mas procure evitar os scams.

Enfim, não tem jeito… A melhor forma de evitar cair em golpes é pesquisando. Por isso, antes de começar seus investimentos em uma meme coin, ou seja lá qual for a criptomoeda de sua preferência, não deixe de fazer uma pesquisa a fundo.

Veja quais são as moedas verificadas e auditadas (que é o que funciona como uma verificação de segurança de terceiros).

Além do mais, busque informações sobre o criador ou o desenvolvedor da meme coin. Pois, se o desenvolvedor da meme coin for uma pessoa pública, que mostra seu rosto, seu nome e voz, as possibilidades de ele aplicar um golpe são menores.

Esse artigo te ajudou? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Até breve!

Deixe seu Comentário