Jogos

O que é OpenSea e como ele funciona?

Opensea

Se você está conhecendo agora o mundo e mercado de NFTs pode se perguntar o que é esse tal de OpenSea e como ele é importante para seus investimentos, compras e vendas.

Afinal, a cada ano e mês que se passa, novos termos e tecnologias surgem no mercado.

Felizmente, ou infelizmente, isso nos exige ficar constantemente de orelha em pé, atentos a tudo que acontece em nossa volta, não é verdade?

Pensando justamente em você, decidimos criar este conteúdo para tirar suas dúvidas sobre o tema abordado. Então papel e caneta em mãos, e vamos para o conteúdo!

O que é OpenSea?

Para resumir, OpenSea é um tipo de marketplace, um ambiente formatado como um mercado onde compradores e vendedores de NFTs se encontram.

Pense agora em plataformas como Amazon, Mercado Livre ou até mesmo o eBay. Bom, o OpenSea tem estado dentro desse grupo quando o assunto é a compra e venda de arquivos digitais não fungíveis.

“Ah, mas isso já não existe? Não há nenhuma novidade nisso. O OpenSea não é o único a fazer esse tipo de coisa.”

Essa argumentação até pode fazer sentido, se a empresa não se destaca de uma maneira completamente diferente de seus concorrentes. Afinal de contas, tanto o time do OpenSea quanto os usuários afirmam que a empresa se destaca das outras por conta de sua facilidade de uso didática e simples.

E por se tratar de um arquivo único, a venda de NFTs artísticas são a grande promessa da plataforma, afinal, um artista pode ter seu trabalho reconhecido como nunca antes por meio de um pagamento por alguma obra feita.

Futuro da OpenSea

E para conhecermos mais a fundo o OpenSea, vale a pena falarmos um pouco sobre o futuro e as projecções que a empresa tem desenhado.

Como tudo no mercado de NFTs, há muita especulação sobre o futuro da empresa, mas algumas atitudes tomadas ultimamente fazem com que muitos acreditem que a companhia irá fazer um IPO (Oferta de Ações Públicas) em um futuro não muito distante.

Vale ressaltar que atualmente a empresa tem uma avaliação de capital que gira em torno dos 10 bilhões de dólares, o que torna um IPO uma ideia um tanto quanto empolgante para futuros investidores da empresa.

Sem contar que um IPO beneficia o mercado de NFT como um todo, afinal, quando a empresa estiver com capital aberto em bolsa, novos investidores ficarão expostos a este mundo, aumentando a movimentação financeira e liquidez de ativos não fungíveis.

OpenSea e o metaverso

Já o metaverso, que veio como uma bomba em todos os sites de notícias prometendo ser uma nova realidade digital misturando vários tipos de tecnologias, casa perfeitamente com o mundo das criptomoedas e NFTs, logo, com o OpenSea.

Caso não saiba ainda o que é o metaverso, saiba que ele é uma espécie de mundo digital, onde reúne tanto a realidade aumentada quanto a realidade virtual, onde você poderá facilmente criar o seu avatar para interagir com milhares de pessoas em salas e ambientes 100% online.

Isso casa perfeitamente com o mercado de NFTs, afinal, muitos poderão comprar uma roupa para seus personagens, assim como casas, acessórios, e qualquer tipo de objetivo, que sejam extremamente únicos e finitos.

Isso faz com que o metaverso se una com o OpenSea, se tornando a melhor plataforma de compra e venda de itens colecionáveis dentro da tecnologia idealizada por Zuckerberg.

O que está exposto no OpenSea?

Antes de qualquer tipo de título ou nomenclatura devemos salientar que o OpenSea é uma plataforma de compra e venda de NFTs, ou seja, você poderá encontrar ativos de todo o tipo lá dentro, como:

  • Itens artísticos, como pinturas digitais;
  • Itens musicais, alguns artistas inclusive já comercializam algumas músicas dentro da plataforma;
  • Mundo 100% virtuais para game e exploração;
  • Nomes de domínios;
  • Itens relacionados a esportes, como colecionáveis;
  • Assim como memes ou itens virais;
  • E a lista continua.

Ou seja, qualquer tipo de arquivo ou documento digital que alguém possa querer ter ou consumir, poderá ficar disponível no OpenSea.

Como o OpenSea rentabiliza?

A maneira com que o OpenSea fatura está intrinsecamente ligada ao seu diferencial.

Enquanto muitas plataformas do segmento cobram seus usuários de várias frentes, o OpenSea não exige pagamento do cobrador, retirando apenas 2,5% de cada venda em cima do valor que o vendedor deveria receber.

Ainda sim sendo muito mais em conta do que outras plataformas, que além de cobrarem do comprador, pedem uma taxa em torno de 7,5% por compra, tornando a OpenSea ainda mais viável.

Por conta disso o OpenSea tem se destacado perante suas concorrentes, sem contar é claro de outros quesitos, os quais incluem design, usabilidade e praticidade.

Concluindo…

Agora que você sabe o que é o OpenSea, tudo ficou mais claro! Você entendeu como ele afetará os futuros mercados, desde o de ações até o metaverso. E como isso impacta diretamente em nós, investidores e consumidores do mundo cripto e de NFTs.

Com essas informações em mente, algumas decisões ficarão mais fáceis na hora de alguma compra ou venda.

O que seria o ideal, é você sempre ficar de olho em nossas postagens, pois estamos constantemente em busca de conteúdos de valor para que suas tomadas de decisões possam ser mais seguras e embasadas.

Além de tudo isso, gostaríamos de saber o que você achou do nosso artigo.

Acha que faltou alguma informação? Ficou alguma dúvida?

Deixe seu comentário aqui embaixo, teremos o maior prazer do mundo em responder seus questionamentos.

Não esqueça também de enviar este artigo para aquela pessoa que precisa saber disso urgentemente!

Nos vemos no próximo artigo, até mais.

Deixe seu Comentário