Talvez você não conheça diretamente o nome “Bored Ape Yatch Club”, mas temos certeza de que já viu dezenas de macacos coloridos com acessórios e expressões de tédio e sem graça pelas redes sociais, tomando conta das fotos de perfil de várias pessoas ao redor do mundo.
Isso se trata do tal Bored Ape Yatch Club.
Por isso vamos hoje abordar sobre o tema, explicar o que ele é, como funciona, por que ficou famoso e como você poderá adquirir o seu.
Vamos lá?
O que é Bored Ape Yatch Club?
Não podemos falar do BAYC (Bored Ape Yatch Club) sem falarmos de NFTs.
O Bored Ape Yatch Club é um grupo de NFTs de desenhos de macacos que foram produzidos por um algoritmo, e ao comprar um, você será o único dono daquela imagem para sempre, ou, até vendê-la.
Esse algoritmo basicamente combina 170 características possíveis aleatoriamente dos macacos, como tipo e formato dos olhos, da boca, dentes, cor do pêlo, roupa, posição etc…
O algoritmo já desenvolveu 10 mil imagens, que nunca mudarão, ou terão novos modelos.
Automaticamente, alguns tipos de macacos se tornaram raros, enquanto outros possuem algumas características um tanto quanto comuns.
As vendas dos desenhos estão sendo realizadas em lotes, os quais muitos famosos milionários já tiveram sua participação ao comprar alguns.
Para ter uma ideia, o primeiro lote esgotou muito rápido, rendendo mais de 2 milhões de dólares para os criadores. Após essas vendas, a coleção em questão se valorizou ainda mais, chegando a ter um desenho vendido na casa dos 14 milhões de reais.
Por que o Bored Ape Yatch Club é caro?
Como tudo dentro de um mercado baseado no capital, as coisas se valorizam quando sua percepção de valor fica ligada à escassez.
Por exemplo, você pode fazer uma viagem para a França, ir no museu do Louvre, pegar uma câmera polaroid, tirar uma foto da Monalisa e tentar vender.
Por quanto acha que conseguiria vender a fotografia?
10, 50, 200, 300 reais?
Independente do valor, é óbvio que ela jamais valeria tanto quanto o quadro original, que carrega em torno de 2,5 bilhões de dólares como valor de mercado.
Por que isso acontece?
Pois só há uma monalisa. Uma que foi feita por Leonardo da Vinci, admirada por Napoleão e cobiçada por inúmeros chefes de estado. Só há uma, e apenas uma.
Isso a torna única, logo, cara.
Se um completo desconhecido tentar vender uma fotografia da Monalisa, ele poderá fazer um dinheiro. Mas imagine que a fotografia foi tirada por uma pessoa famosa, como o Michael Jackson. A fotografia poderia ser muito mais cara do que a do desconhecido, não é mesmo?
Pois diferente das outras, essa foi tirada por uma pessoa, muito específica e famosa, e jamais terá uma como essa novamente.
A fotografia do Michael Jackson dificilmente ficará tão cara quanto o quadro original, mas da mesma forma teria um valor muito maior do que a fotografia do desconhecido.
Isso ocorre por conta do sentido de escassez, ou seja, algo que não se encontra aos montes, e é extremamente específico, cobiçado, único e original.
Quando as imagens dos macacos são criadas, os compradores sabem que há somente 10 mil macacos, que um dia acabarão.
Sem contar que suas características dificilmente se repetirão entre si igualmente.
Logo, a ideia de que você está comprando um item, que marca o início de um mercado de NFTs, e que jamais terá outro igual, faz com que muitos queiram a mesma obra.
Então a lei de oferta e demanda entra em ação, levando muitos preços para as alturas.
Como comprar um Bored Ape Yatch Club?
Não é a primeira vez que falamos desta plataforma, mas para comprar um BAYC você pode entrar no OpenSea, ambiente desenhado para a venda de NFTs.
Você pode realizar a compra por meio de Ethereum, Kayton ou Polygon.
Para ter uma ideia de valores, a peça mais barata já girou em torno de 88 ETH, o que gira em torno de 1,2 milhão de reais no momento em que este artigo foi escrito.
Valores astronômicos
Mas de que tipo de valores estamos falando?
Bom, vamos citar um exemplo para que vocês possam entender como essas NTFs podem se valorizar por conta de suas especificidades.
Em Fevereiro um usuário do Twitter alegou ter recebido uma proposta de compra de seu BAYC por 6,3 milhões de reais, sendo que ele realizou a compra do mesmo NFT por 65 mil reais no dia seguinte após a oferta inicial da coleção.
Ele chegou a dizer sobre o ocorrido: “eu rejeitei [a oferta] porque os macacos de pele dourada são os mais raros do BAYC (o que ele possui). Além disso, é minha marca pessoal. Acho que com essa marca posso continuar gerando renda residual com o macaco. Há apenas 1 dos 46 macacos de pele de ouro listados para venda abaixo de 1.000 ETH e eu gostaria de ainda fazer parte desse grupo.”
Isso talvez seja um bom exemplo de como essas peças podem se valorizar com o passar do tempo.
Famosos que fazem parte do grupo
Algo que torna os macacos BAYC mais famosos ainda é quando celebridades os compram e estampam em seus perfis:
- Mark Cuban por exemplo, dono do Dallas Mavericks, comprou o macaco #1597 por 250 mil dólares;
- Já o apresentador do Tonight Show, Jimmy Fallon, comprou um macaco um tanto quanto raro por 46,6 ETH;
- Assim como Steph Curry, estrela da NBA que comprou seu Apê de número #7990 por 55 ETH;
- E Shaquille O’neal, ídolo aposentado da NBA por aproximadamente 20 mil dólares;
- E não podemos esquecer do Eminem, o rapper mais polêmico da história que comprou seu Apê por mais de 400 mil dólares.
E a lista continua, com celebridades como Neymar JR, Justin Bieber e Snoopy Dogg.
Concluindo…
Agora que você já sabe o que é o Bored Ape Yatch Club, chegou a hora da grande pergunta: Vai comprar o seu quando?
Gostou do artigo? Faltou alguma informação ou ficou com alguma dúvida?
Deixe seu comentário aqui embaixo que teremos o maior prazer do mundo em te responder e bater um papo.
Nos vemos na próxima!
Deixe seu Comentário