Os NFTs são conteúdos ou obras que só existem no mundo digital e possuem um código de autenticidade que comprova que o conteúdo adquirido é original. Essa nova tecnologia tem movimentado o mundo das criptomoedas nos últimos meses.
Com isso, o mercado digital passou a ter mais possibilidades de vendas, graças às NFTs, e muita coisa é vendida com um preço bem alto.
No artigo de hoje, vamos apresentar uma lista com as NFTs mais caras do mundo. Quer saber quais são elas?
É só continuar a leitura!
O que é NFT?
Primeiramente, vamos começar com a definição de NFT para, depois, entendermos por que existem e por que se tornaram produtos digitais tão caros.
A sigla NFT quer dizer “Non-Fungible Token” ou “Token Não-fungível”, em tradução literal para o português. Ou seja, é uma espécie de código que é vendido para o comprador. Assim, por mais que você veja a mesma imagem se replicando pela internet, somente uma pessoa é dona do arquivo original.
O NFT pode ser atrelado a diversas formas de conteúdo digital, como: vídeos, imagens, GIFs, música e até mensagens em redes sociais.
Uma coisa não fungível é algo único. Não há outro daquele no mundo. A partir desta ideia, o comprador do NFT passa a possuir o conteúdo digital e ser o dono da obra original.
Mas por que as pessoas pagam tão caro por uma NFT? Bem, para entender isso, vamos imaginar a seguinte situação: existem obras de artes que são muito importantes para a história, certo?
É provável que você já tenha visto réplicas dessas imagens em livros ou mesmo na internet. Contudo, pouquíssimas pessoas têm acesso à obra original.
Somente museus ou pessoas que pagaram pela obra original têm a posse dela e podem visualizar sua arte em toda a integridade e veracidade. Não que uma réplica não seja importante, mas ela é apenas isso: uma cópia do original.
Para muitas pessoas, isso não faz a menor diferença, mas, para outras, adquirir a obra original tem um enorme valor.
A mesma coisa vem ocorrendo com NFT. Os criadores originais de conteúdos digitais têm vendido o NFT das obras e faturando, literalmente, milhões de dólares com isso.
Ao comprar uma NFT, a imagem continua existindo da mesma maneira em todos os sites da internet e sem restrição nenhuma. Porém, o que acontece é que o comprador tem um token não fungível que lhe garante a posse daquela imagem.
É através do NFT que o comprador tem certeza absoluta de que adquiriu a imagem original, pois, no NFT, há um registro de veracidade sobre o produto digital vendido.
As transações em NFT ocorrem graças à ferramenta blockchain, que garante a segurança do comprador e do vendedor.
Veja também:
- NFT e as artes virtuais: saiba como criar a sua e vender
- Jogos NFT mais populares do mundo: conheça os melhores
- Play to Earn: ganhe dinheiro jogando seu jogo preferido!
Quais são as NFTs mais caras do mundo? Veja agora!
Confira, a seguir, nossa lista as NFTs mais caras do mundo:
Everydays: The First 5000 Days
Esta obra foi responsável por começar o movimento de NFT no mundo, pois foi a partir do quadro digital criado por Mike Winkelmann, cujo nome profissional é Beeple, que as pessoas começaram a se interessar pelas obras NFT. O quadro foi vendido por cerca de 69 milhões de dólares.
O item foi vendido em leilão feito de forma online e só existe no formato digital. É uma colagem com várias fotografias feitas pelo autor ao longo dos anos.
O preço chamou a atenção de muitas pessoas e, a partir disso, muitas outras obras NFT foram vendidas.
CryptoPunk #3100
Esta obra é do artista Larva Labs e foi vendida, em 11 de março de 2021, pelo valor de 7,58 milhões de dólares.
Ela faz parte de uma série de outras imagens que trazem estilo punk retrô. Outras imagens do mesmo projeto estão na lista como umas das NFT mais caras do mundo.
CryptoPunk #7804
Como foi dito, mais uma das imagens mais caras do mundo é esta, que também faz parte do projeto Cryptopunk. A obra foi leiloada, em 11 de março de 2021, pelo valor de 7,57 milhões de dólares.
O comprador desta obra foi Dylan Field, CEO da plataforma Figma, um site bastante utilizado no desenvolvimento de aplicativos.
Crossroads
Outra das obras em NFTs mais caras do mundo é um vídeo criado pelo mesmo autor do quadro Everydays: The First 5000 Days, o artista Beeple.
Neste vídeo, ele tenta retratar o desespero social de uma personagem que compartilha algumas semelhanças físicas com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A obra foi leiloada, em 25 de fevereiro de 2021, pelo valor de 6,6 milhões de dólares.
Tweet de Jack Dorsey
Como já foi dito, até mesmo posts feitos em redes sociais podem ser comprados através da NFT. Foi o que aconteceu com o nosso próximo item da lista, um tweet feito pelo fundador do Twitter, Jack Dorsey, criado em março de 2026, no qual ele diz: “just setting up my twttr”, que quer dizer “configurando meu twitter”.
O post de Jack conseguiu interessados que fizeram um leilão e a obra foi vendida, em 22 de março de 2021, por 2,9 milhões de dólares.
O dinheiro arrecadado com a venda do tweet foi usado para ajudar uma campanha contra a pobreza e a fome no mundo. O dinheiro foi passado para a ONG “África Response”, com a intenção de ajudar famílias necessitadas no continente africano.
Death Dip
A obra do artista XCOPY tenta retratar a morte, apatia e distopia. Foi leiloada no dia 24 de março de 2021 pelo valor de 2 milhões de dólares.
O artista, que é de Londres, trabalha há muito tempo apenas dedicado às artes digitais, tendo outras diversas obras bem populares.
Gunky’s Uprising
Esta é uma obra feita em parceria com o artista virtual conhecido como Slime Sunday e o DJ 3LAU.
Trata-se de um vídeo eletrizante, no qual há imagens virtuais, juntamente com a música eletrônica. Esta obra foi leiloada, em 28 de março de 2021, por 1,3 milhões de dólares.
E, para você, qual dessas NFTs mais caras do mundo é a mais legal? Comente aqui em baixo!
Deixe seu Comentário