Criptomoedas

Comparativos de taxas de redes de crypto moedas

Se você quer saber quais são os comparativos de taxas de redes de crypto moedas para realizar um investimento de qualidade e consciente, saiba que está no lugar certo.

Iremos explicar alguns conceitos básicos para a compreensão do tema, assim como iremos apresentar algumas informações para que você mesmo possa fazer sua comparação, preparados? Então vamos lá.

O que é taxa de rede?

Para começarmos precisamos entender primeiramente o que é a taxa de rede, visto que pode haver certa confusão por aí em meio a tantas expressões, termos e nomenclaturas.

Conhecida como “taxa de rede”, muitas vezes “taxa de transferência” ou “taxa de mineradores”, esse valor é o que mineradores cobram para realizar a verificação da transferência dentro do bloco.

Afinal é assim que uma blockchain funciona. São vários blocos de informações conectados um ao outro, nenhum fica solto, cada um se conecta ao anterior, por isso o “chain”, que significa “corrente”.

E essas conexões de corrente, se é assim que podemos chamar, ocorrem centenas de milhares de vezes por dias, pois milhões de mineradores, ou seja, computadores, estão tentando fazer uma validação, que é como se fosse colocar um novo bloco a corrente.

Essa validação teoricamente não é tão complexa quanto parece, ela consiste basicamente em checar se a conta que está enviando a moeda de realmente saldo disponível, essa validação também irá evitar cobrança duplicada por algum erro e confirma se a carteira de destino é de fato válida.

Quando a verificação é concluída a transferência é aprovada e finalizada, e a taxa é cobrada.

Vale lembrarmos que essa taxa não é uma cobrança da corretora, ela nem mesmo se beneficia de tal taxa, pois as corretoras ganham dinheiro de outra maneira.

Descrição e comparação de taxas de criptomoedas

Para que o assunto fique um pouco mais claro, separamos talvez as três criptomoedas mais conhecidas do mercado para detalharmos a ponto de sanar suas dúvidas.

Começando por Bitcoin.

Bitcoin

Não faz muito tempo que a taxa de hash do bitcoin teve um aumento, proporcionando uma maior segurança contra possíveis ataques de hackers ou pessoas de má fé.

O fato da China ter proibido a mineração geral do mercado de criptomoedas fez com que muitos players do mercado se preocupassem com a segurança do bitcoin e sua rede, por conta da China participar de 34,25% de toda a mineração da moeda em questão até o meio de 2021, quando a proibição foi instaurada.

Mas o medo e receio não duraram muito tempo, pois após a ação da China nós vimos muitos mineradores em países que compactuam com as propostas das moedas digitais, aumentando consideravelmente os números, trazendo resultados mais impressionantes ainda do que os da época em que a China fazia parte.

De qualquer forma, a nação que mais minera bitcoin atualmente é os EUA, agregando os 35% de toda a rede. Por isso as taxas podem alterar, mas você pode facilmente encontrar uma taxa de bitcoin por volta de  0,0004% BTC.

Ethereum

Devemos deixar claro que esses valores podem variar ao longo do tempo. Mas no começo desse ano, por exemplo, a taxa de rede da moeda Ethereum por exemplo era por volta de 53 dólares, sendo que já chegou a custar 70 dólares a um ano atrás.

Sendo que a média da taxa de transação teve uma queda de 81,02% quando comparado a janeiro de 2021 quando a taxa era de 29 dólares, sendo que alguns meses depois chegou a marca de 6 dólares.

E justamente por conta de certas quedas nunca antes vistas na história da Ethereum, o cofundador da rede Vitalik Buterin, sugeriu um novo teto no total de dados de opções de compra em cada bloco, diminuindo assim o custo geral nas taxas de transação de rede.

Para se ter uma ideia, um minerador de Ether, que nada mais é do que a moeda nativa da rede do Ethereum, conseguiu uma recompensa de 540 mil dólares após validar um bloco por conta própria, levando 168 unidades de Ether após conseguir validar um bloco com sucesso por conta própria.

Litecoin

Se tratando de Litecoin, podemos falar que agora enquanto este artigo é escrito a taxa média de transação não está muito longe de 1 centavo de dólar. E claro, quando esta taxa é comparada com cobranças bancárias, administradoras de crédito, etc, percebemos que está bem baixa.

Também é importante falar que quando comprado em uma plataforma exchange digital uma taxa pela execução da transação será cobrada.

Por exemplo, imagine que ao fazer compras da Coinbase de 200 dólares, a taxa poderá ser em torno de US $0,99, sem contar que uma taxa de 3,99% poderá ser cobrada quando realizar pagamentos com cartão de débito dependendo da corretora e do banco digital que tiver seus Litecoins.

Concluindo…

Agora com esses comparativos de taxas de redes de crypto moedas você está mais próximo de realizar investimentos com calma e segurança.

Para mais conteúdo como esse, clique e conheça nosso blog, sempre falamos e explicamos tudo o que é preciso saber para se aventurar no mercado de criptomoedas e NFTs.

Nos vemos no próximo artigo, até lá.

Deixe seu Comentário